Notícia

Cláudio Henrique Viana prestigia posse dos novos conselheiros do CNMP em Brasília

Inserido em 23 de junho de 2026
Compartilhamento

Os novos conselheiros do CNMP, Carl Olav Smith e Márcio Barra Lima, tomaram posse em solenidade na sede do Conselho, em Brasília, na segunda-feira (22). Eles ocuparão os cargos no biênio 2026-2028. O evento, conduzido pelo presidente do CNMP, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reuniu autoridades dos Três Poderes e representantes de entidades de classe do Ministério Público. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, participou da cerimônia e desejou sucesso aos conselheiros.

No evento, os conselheiros empossados apresentaram suas diretrizes para a atuação no colegiado. Carl Olav Smith destacou o trabalho desenvolvido na área da infância e juventude e apontou o aprimoramento da atuação extrajudicial como uma das frentes de contribuição ao Ministério Público. Márcio Barra Lima afirmou que pretende colaborar para a construção de decisões mais debatidas, equilibradas e justas no âmbito do Conselho.

A cerimônia formalizou a entrada de Carl Olav Smith, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e de Márcio Barra Lima, escolhido para a vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF), no corpo de conselheiros do CNMP. Os dois já haviam assinado os termos de posse em ato protocolar realizado em 15 de maio.

Também participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura, e o corregedor nacional do Ministério Público, Fernando Comin.